Estudar redação em casa

10:06

Oi pessoal! Para muitos que vão prestar o vestibular, um dos maiores medos sem dúvidas é a temida redação. Todos os anos surgem listas e mais listas de possíveis temas que podem ser abordados, a galera se desespera e não sabe nem por onde começar a estudar. Como já contei minha experiência em outro post, eu estudei para o vestibular em casa, sozinha, e a redação foi a minha maior dificuldade. Nesse vídeo eu conto um pouquinho de como eu fiz para me virar e estudar a redação sem professor me dando dicas ou lendo os meus textos. São dicas simples mas que fizeram toda a diferença!  E como eu prometi no vídeo, trouxe aqui para vocês alguns links interessantes que podem ajuda-los na hora de estudar:

O meu favorito sem dúvidas são os documentários. São temas bem amplos que vão te ajudar a ter uma visão mais crítica sobre diversos assuntos. Além disso, você pode assistir no final de semana, antes de dormir ou no horário de descanso entre uma matéria e outra.

11 documentários que vão mudar sua visão do mundo

Esse programa me ajudou muito! A cada temporada são novos assuntos e toda semana um novo tema é discutido, sendo mostrado sempre os dois lados do assunto. Esses debates me ajudaram a ter um posicionamento sobre diversos temas, o que foi muito bom para a elaboração de argumentos. 


Crônicas Na Moral



Eu chamo de temas "neutros" aqueles temas que abordam assuntos que são constantes no mundo, algo acontece todos os anos mas que podem ser abordados de diferentes maneiras. Os vestibulares adoram temas assim porque, na maioria das vezes, são menos polêmicos. Vale a pena dar uma olhada! 



Estrutura do texto:


  • Interpretação do tema (analisar e desmembrar cada palavra)
  • Listagem de ideias (tudo o que você souber sobre o assunto)
  • Seleção e organização das ideias (selecionar aquilo que for mais relevante dentro do tema)
  • Produção do roteiro (o que será usado na introdução, desenvolvimento e conclusão)
Introdução:
  • Contextualizar (sem definir ainda a proposta, você pode usar contextos históricos, citações, dados..)
  • Tese (você vai se posicionar a respeito do tema, mostrar se concorda ou discorda)


Parágrafos de desenvolvimento:
  • Tópico frasal (síntese da ideia a ser desenvolvida naquele parágrafo)
  • Ampliação (explicar e defender seu ponto de vista com base em argumentos. Você pode usar pensadores, dados, exemplos..)


Conclusão:
  • Evidenciar que o texto acabou (utilizar conectivos conclusivos: portanto, logo, pois..)
  • Ratificar a tese (parafrasear seu posicionamento)
  • *Intervenção (evitar soluções utópicas e utilizar saídas concretas de curto ou longo prazo para o problema)
Então é isso pessoal, espero que tenham gostado. Sigam todas essas dicas que eu tenho certeza de que vai fazer muita diferença na hora de elaborar a redação. Qualquer dúvida deixem aqui nos comentários. Boa sorte!!! 


Você também pode gostar

1 comentários

Curta nosso Facebook

Imagens no Flickr